São Miguel dos Campos – muito mais que paredões e poluição sonora.

Fevereiro é o mês que o maior festival integrado do mundo acontece. Nos períodos de 01 de fevereiro a 03 de março de 2013 o Grito Rock passa por 300 cidades de 30 países. Em São Miguel dos Campos a Ôtto Coletivo em parceria com agentes culturais da cidade formou o núcleo de organização do Grito Rock São Miguel dos Campos 2013.

Foto: Paulo Araujo

Foto: Paulo Araujo

 

Desde de janeiro a organização começou a se mobilizar correndo atrás de parceiros e patrocinadores para o evento, se utilizando de uma economia solidária e de troca de serviços, onde fizemos o evento com o apoio de diversos parceiros como a Prefeitura de São Miguel dos Campos, a Casa de Cultura do município e empresários da cidade.

Sendo o 1º festival de abrangência mundial em nossa cidade, o Grito Rock 2013, trouxe diversas atividades no período de carnaval como oficinas, cinema e além de tudo mobilizou uma turma para tá mais por dentro dessas ações culturais de nossa cidade. Das diversas atividades a principal delas ocorreu no dia 22 de fevereiro na praça central da cidade conhecida como Praça da Matriz. 

Uma noite histórica com diversas apresentações de bandas do nosso Estado incluindo a banda Ameaça Vermelha e o artista Wellbert Teles ambos de São Miguel dos Campos. A cidade mostrou que detém público para manifestações artísticas diferenciadas colocando cerca de 500 pessoas em praça pública num evento gratuito, nunca visto antes

O evento estava marcado para as 18:00h com o artista Wellbert Teles trazendo alguns clássicos do rock nacional como Raul Seixas e Cazuza. Show bem esperado pela cena local. Porém, como em toda produção de eventos imprevistos podem acontecer,  dessa vez o imprevisto foi o poder judiciário da cidade – ás 18:10h com tudo montado, passando o som do artista que iria subir ao palco – o Oficial de Justiça, a serviço do Juiz Criminal –  Dr. Hélio Pinheiro Pinto chegou ao evento dizendo que o evento não poderia acontecer por conta desta Portaria (Nº 01/2013) “no dia 09, foi proibindo o uso indevido de som em veículo automotor, aparelho que produza sons, ruídos ou sinais acústicos – em especial o denominado ‘paredão’ -, que perturbe o sossego alheio”.   confiram, Matéria publica sobre a portaria, no Alagoas Web. .

 

A organização do evento entende que a referida portaria era relacionada a sons de automóvel e não se encaixava ao formato do Evento – pois, o evento era em praça pública, som de médio porte que atendia as necessidades do evento, e um público belíssimo, longe de violência. Só amigos reunidos e muita diversidade musical com bandas autorais do nosso Estado como: Marcelo Cabral + 20, Baztian, Necronomicon e Capona, colocando a cidade de São Miguel dos Campos na rota de bandas alagoanas e da música autoral. É um fato que isso prejudicou bastante o evento, pois as bandas tiveram que encurtar suas apresentações para apenas 15 minutos para dar tempo de todas tocarem, já que depois de muita conversa o Oficial em conversa com o juiz por telefone deixou que o evento durasse até as 22:00h. O problema é que já havia sido perdido mais de 1:30 do evento, fora as 2 horas da programação.

Enfim, depois da bad trip, foi só diversão. Jovens, crianças e até famílias, todo mundo se divertindo.

Foto: Vanessa Mota

Foto: Vanessa Mota

O Grito Rock São Miguel dos Campos só tem a agradecer a todos que contribuíram a esse festival bonito. Desde das bandas (Marcelo Cabral + 20, Baztian, Necronomicon, Capona, Wellbert Teles) e em especial a Ameaça Vermelha (Jonas Barbosa, Paulo Araujo, Victor Augusto, Panso) que construiu o evento em parceria com a Ôtto Coletivo  e foi a maior prejudicada nessa história toda.  o Oficial de justiça, chegou com a RP armada que era para pararmos se não seriamos presos – por desacato a autoridade! Detalhe a poucos metros de distancia um paredão estava acontecendo, em um lugar residencial até as duas da manhã.

Foto: Antônio Ferreira Cobertura Colaborativa: http://bit.ly/UYLGaF

Foto: Antônio Ferreira

Cobertura Colaborativa:  http://bit.ly/UYLGaF

Grito Rock 2013:

veja o que aconteceu!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: