Compacto.cine o Grito Rock 2013, São Miguel dos Campos

Compacto.cine

Em plena segunda-feira (18.02), começo da semana para muitos, a organização Grito Rock Mundo 2013 na cidade de São Miguel dos Campos em Alagoas, realizou a campanha do Compacto.Cine na Casa de Cultural da cidade.

Os filmes exibidos foram escolhidos através de um Case Virtual, que foi disponibilizado pela DF5 – Distribuidora do Fora do Eixo. Em sua programação fora escolhido 4 curtas alagoas e o longa Delirios de um Cinemaniaco produzido na cidade de São Calor, interior de São Paulo.

DSCF4445

Dentro da programação também foi exibido uma produção audiovisual feita pelo Ottô Coletivo. Imortalizada por nossas lentes e esquecida na história, Dona Maria Rezadeira como era conhecida na cidade, viveu mais que um século – com mais de 100 anos nas costas, durante sua vida cuidou de mais de três gerações de famílias e se foi sem ninguém cuidando dela.

 

Maria de Alencar Jardim

Maria de Alencar Jardim

Com um público formado por jovens e adolescentes o compacto.cine foi uma oportunidade enriquecedora para o engendramento de diálogos e fomento ao compartilhamento de informações livres. Apesar do conteúdo denso de algumas produções como Exú – Além do Bem e do Mal, produzido por Werne Salles, diversos participantes deram seu ponto de vista sobre uma religião que a tempos vem sofrendo discriminações e sofrendo mal entendidos pelo próprio sistema e pelos grandes meios de comunicação .

 Para muitos, foi a primeira vez que tiveram contato com esse formato de curta-metragem, onde os participantes, oferecem suas próprias análises baseados no que visualizaram na telona. O que ficou evidente foi o dialogo entre essas produções, ou seja, partindo do princípio que você com um roteiro, uma ideia e o mínimo de equipamento necessário – pode realizar a construção no real de um pensamento através de imagem e som.

“Somos sujeitos da nossa própria história, ao qual podemos encena-la como analógica, prosa e poesia, com essa ferramenta brilhante que é o cinema” (Leonel Lopes Alves)

 

Exú, Além do bem e do Mal

Exú, Além do bem e do Mal

O Ôtto Coletivo facilitou o espaço com discursos e sutilesas mostradas nas narrativas das poéticas visuais expostas, como no longa “Delírios de um Cinemaníaco” e a vontande imbatível de José de Oliveira de fazer filmes e contar estórias; a bonita relação de mãe e filha em “ O que lembro, tenho” e a psicose do Km58.  Em todas as exibições do Compacto.Cine ficou claro que existe um público com sede de cultura em nossa cidade. Salientamos a importância da multiplicidade de olhares e interpretações que rolaram ontem, na noite do compacto.cine.

Confiram a cobertura colaborativa: http://bit.ly/W2fTai

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: